Publicidade para advogado: como funciona o Google Adwords?

Há várias formas de fazer publicidade para advogado e uma delas é usando os anúncios pagos das ferramentas na internet. Em um texto anterior, nós do Marketing Jurídico Legal tentamos esclarecer a diferença entre alcance pago e alcance orgânico no Marketing jurídico Digital. Ou seja, há maneiras de captar clientes – de forma ética – patrocinando seu espaço nas diversas empresas gerenciadoras de anúncios, tudo isso com a finalidade de acelerar os resultados.

Há outra forma de ser encontrado pelos usuários sem gastar um centavo com anúncios, que é utilizando técnicas de SEO e explorando o alcance orgânico. Mas vamos falar mais sobre isso outro dia, pois hoje o assunto é para quem já está anunciando ou quer os resultados para ontem.

Publicidade para advogado - tudo sobre google adwords (http://www.marketingjuridicolegal.com.br)

Publicidade para advogado – tudo sobre google adwords (http://www.marketingjuridicolegal.com.br)

As ferramentas de publicidade para advogado

As duas maiores ferramentas que grande parte dos escritórios utilizam para anunciar são: o Facebook Ads e o Google AdWords. Ambos trabalham de forma diferente, inclusive na qualidade do público e valores cobrados. No Facebook o seu alcance pode ser maior e há possibilidade de segmentar pelos interesses  e perfil do usuário; por outro lado, anunciando no Google, você aparece justamente para o usuário que procurou o serviço de advocacia que você fornece.

Nessa primeira parte do texto nós vamos falar como funciona o Google Adwords, na segunda parte vamos tentar ensinar você a gastar menos com Google Adwords, tudo bem?

O preço do tráfego pago

Se você já fez uso de anúncios no mecanismo de busca, deve ter notado que de um ano e meio pra cá, o custo está cada vez mais proibitivo. Há alguns fatores para que isso aconteça e um dos mais óbvios é a concorrência. Está bem claro pra nós do Marketing Jurídico Legal que a quantidade de anúncios basicamente triplicou nos últimos 2 anos. Não temos os números exatos, mas estamos acompanhando o mercado, principalmente o do Centro-Oeste (Goiânia, Brasília e Cuiabá, principalmente).

Também são possíveis causas do crescimento dos valores envolvidos: a escalada do dólar frente à nossa moeda no ano de 2015, algumas regras impostas pelo google que, de forma sutil, desestimula os usuários a navegar por diversas páginas após uma pesquisa, praticamente obrigando o escritório a usar o anúncio patrocinado e, finalmente, a falta de conhecimento dos usuários que entram no publicidade patrocinada sem planejamento ou sem conhecer as diversas possibilidades que a configuração oferece.

Mesmo assim, na nossa opinião, a concorrência é um dos principais fatores, afinal o Google decide o quanto sua marca vai pagar pelo clique (respeitando algumas configurações que precisam ser feitas) num leilão instantâneo entre todos os concorrentes para uma determinada palavra chave. A má notícia é que, segundo esse relatório completo sobre Marketing  Digital no Brasil, em geral, as empresas brasileiras (isso inclui o escritórios e advogados) não possuem grandes orçamentos de marketing, mesmo com um potencial de Marketing Jurídico já dito nesse texto aqui,  70% das empresas com menos de 25 funcionários pretendem gastar menos de R$100 Mil reais e 54% menos de R$25 Mil.

Publicidade para advogados: se tiver curiosidade, baixe aqui o relatório do Marketing Digital no Brasil – by Hubspot.

publicidade na advocacia - Google Ad Words

publicidade na advocacia – Google Ad Words

Como funciona o Google AdWords?

Para falar sobre anúncios, o advogado precisa entender que, no Google, diferente do Facebook, o anunciante paga por uma pesquisa feita pelo seu possível cliente. Ou seja, a priori, aquele usuário procurou seu serviço, enquanto no Facebook sua marca deveria invadir a timeline dos internautas.

Vejamos um exemplo que acontece no Google milhares vezes num mesmo dia: um determinado usuário acessa o mecanismo de busca utilizando uma frase que, se patrocinada por você e pelos seus concorrentes, inicia uma espécie de leilão para determinar quem será visualizado e em que posição na página. Esse é o funcionamento básico do AdWords. Parece simples, mas é preciso entender certas variáveis antes de ir gastando seu suado dinheiro com anúncios para depois reclamar do resultado.

Vamos entender as estratégias possíveis e como somos cobrados pelas campanhas?

Click on ad Campanhas de foco de tráfego no site

Esse método é conhecido como lance de custo por clique (CPC).

É a opção mais popular na ferramenta. Essa é a estratégia recomendada quando o advogado é iniciante e quiser direcionar tráfego para seu website. E isso funciona bem se seu site e/ou a página de destino possui formas de entrar em contato (cuidado aqui com o código de ética).

Recomendamos também usar página de destino focada em conteúdo, pois além de poder reduzir o custo do anúncio (falaremos sobre isso mais na frente), está alinhado com o código de ética.

Several ads Campanhas de foco no número de vezes que seu anúncio é exibido.

Esse método é conhecido como lance de custo por impressão (CPM).

Recomendamos usar o método de lances de CPM se você quiser aumentar o reconhecimento da sua marca, famoso trabalho e branding. Escritórios maiores utilizam tal estratégia, principalmente para clientes ou usuários que já entraram em contato de alguma forma com você.

PS: você paga um valor a cada mil usuários (custo por mil) que viram seu anúncio.

Campanhas de foco em conversões, quando as pessoas realizam uma ação específica no seu website depois de clicar em um dos seus anúncios.

Esse método é conhecido como lance de custo por aquisição, ou CPA.

Recomendamos o método de lances de CPA para escritórios e advogados que possuem material gratuito para ser baixado. Esse tipo de estratégia parece a mais cara de todas, mas é talvez a mais eficiente.

Acabou? Agora já posso anunciar?

Tira a mão daí, menino! 🙂

O Google construiu uma estrutura capaz de atender a todos os tipos de público possíveis, por isso ela não poderia ser simples ou seria uma ferramenta sem poder de customização. A verdade é que na segunda parte vamos falar de uma maneira que você pode fazer isso sozinho, onde a configuração é bem simplória, mas não é a melhor opção se você pretende ter resultados melhores.

Outrossim, precisamos falar sobre algumas alternativas de como utilizar a produção de conteúdo como aliado para convencer o usuário que clicou que seu escritório é o ideal para seu problema, tornar seu anúncio mais ético, efetivo e PRINCIPALMENTE, diminuir o custo atual de suas campanhas.

Mantenha a calma e aguarde a segunda parte do texto.

Publicidade na advocacia: aguarde a segunda parte.

Publicidade na advocacia: aguarde a segunda parte.

Você quer ajuda para usar a publicidade para advogado?

Nós do Marketing Jurídico Legal somos uma empresa de consultoria que busca ajudar a transformar talento em autoridade. Não somos uma agência, até porque as agências são operacionais e não possuem ninguém especializado no Código de Ética da OAB.

Nós podemos trabalhar junto com a agência contratada para ajustar seus anúncios, site e montar campanhas que possuem a altivez da sobriedade da advocacia e temos muito orgulho de estarmos alinhados com as recomendações da Ordem.

Estamos prontos para ajudar você a subir seu escritório a outro nível.

Entre em contato:
(61) 9263-5705
contato@marketingjuridicolegal.com.br

 

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